Analítico ou Operacional?

Para entender a diferença entre as possíveis análises sobre dados Operacionais e dados Analíticos. Com esse post agora fica mais fácil começar o debate!!!

Geek BI

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho uma divergência conceitual com partes do mercado de ferramentas de BI. Em geral eu questiono a idéia de analisar dados operacionais. Mais especificamente, eu venho cutucando o conceito de Data Discovery.

Acredito que finalmente entendi a confusão e vou dividir com vocês a minha opinião. Como sempre, vale o disclaimer: é a minha opinião, logo você não é obrigado a gostar dela ou concordar. Terei prazer em ouvir críticas ou outras opiniões, mas no final – como diz o Homer Simpson – a opinião é minha e faço com ela o que quiser, certo?

Fundamentação

Primeiro vamos estabelecer o terreno no qual eu colocarei meu argumento. Esse “terreno” é o uso que BI tem para uma empresa, uma organização. Como eu sempre digo, a definição de BI varia selvagemente e que o único consenso é que não há consenso sobre…

Ver o post original 1.625 mais palavras

Deixe um comentário